27/10/2010

JORNADA 3


21 comentários:

Jorge - 2 disse...

Com mais de 240 milhões de falantes, é a quinta língua mais falada no mundo, a mais falada no hemisfério sul, a terceira mais falada no mundo ocidental e é uma das línguas alfabeto latino. Além de Brasil e Portugal é oficial em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e, desde 13 de julho de 2007, na Guiné Equatorial, sendo também falado nos antigos territórios da Índia Portuguesa (Goa, Damão, Ilha de Angediva, Simbor, Gogolá, Diu e Dadrá e Nagar-Aveli) e em pequenas comunidades que faziam parte do Império Português na Ásia como Malaca, na Malásia e na África Oriental como Zanzibar, na Tanzânia. Possui estatuto oficial na União Europeia, no Mercosul, na União Africana, na Organização dos Estados Americanos, na União Latina, na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e na Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP).

Assim como os outros idiomas, o português sofreu uma evolução histórica, sendo influenciado por vários idiomas e dialetos, até chegar ao estágio conhecido atualmente. Deve-se considerar, porém, que o português de hoje compreende vários dialetos e subdialetos, falares e subfalares, muitas vezes bastante distintos, além de dois padrões reconhecidos internacionalmente (o português brasileiro e o português europeu). No momento atual, o português é a única língua do mundo ocidental falada por mais de cem milhões de pessoas com duas ortografias oficiais (é notado que a inglês têm diferenças de ortografia pontuais mas não ortografias oficiais divergentes).Esta situação deve ser resolvida pelo Acordo Ortográfico de 1990.

Segundo um levantamento feito pela Academia Brasileira de Letras, a língua portuguesa tem, atualmente, cerca de 356 mil unidades lexicais. Essas unidades estão dicionarizadas no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.

O português é conhecido como "A língua de Camões" (em homenagem a Luís Vaz de Camões, escritor português, autor de Os Lusíadas) e "A última flor do Lácio" (expressão usada no soneto Língua Portuguesa, do escritor brasileiro Olavo Bilac[15]). Miguel de Cervantes, o célebre autor espanhol, considerava o idioma "doce e agradável".

Nos séculos XV e XVI, à medida que Portugal criava o primeiro império colonial e comercial europeu, a língua portuguesa se espalhou pelo mundo, estendendo-se desde as costas africanas até Macau, na China, ao Japão e ao Brasil, nas Américas. Como resultado dessa expansão, o português é agora língua oficial de oito países independentes além de Portugal, e é largamente falado ou estudado como segunda língua noutros. Há, ainda, cerca de vinte línguas crioulas de base portuguesa. É uma importante língua minoritária em Andorra, Luxemburgo, Paraguai, Namíbia, Maurícia, Suíça e África do Sul. Além disso, encontram-se em várias cidades no mundo numerosas comunidades de emigrantes onde se fala o português, como em Paris, na França, Hamilton, nas Ilhas Bermudas, Toronto, Hamilton, Montreal e Gatineau no Canadá, Boston, Nova Jérsei e Miami nos EUA e Nagoya e Hamamatsu no Japão.

Anónimo disse...

Só um resultado nos interessa, a VITÓRIA!!!

Jorge - 2

Anónimo disse...

Mister, será que eu não sou - DEF/MED/OF = Defesa e médio ofensivo???

Jorge - 2

Anónimo disse...

Tudo bem que tenho os "pés partidos", mas... sei fazer túneis!!!
Pergunta ao 8?

Anónimo disse...

Bola de futebol...é um utensílio semivivo, / de reações próprias como bicho, / e que, como bicho, é mister / (mais que bicho, como mulher) / usar com malícia e atenção / dando aos pés astúcias de mãos.

Jorge - 2

Anónimo disse...

Pelé nunca será superado, porque é impossível haver algo melhor que a perfeição. Ele teve tudo: físico, habilidade, controle de bola, velocidade, poder, espírito, inteligência, instinto, sagacidade...

Jorge - 2

Anónimo disse...

Faz da tua vida , um jogo de futebol :

Chuta as tristesas,
Finta as dificuldades,
Marca 1000 golos de alegria...
ESTAREI NA BANCADA A TORCER POR TI !

Jorge - 2

Anónimo disse...

O que seria de um homem sem futebol;
O que seria de uma mulher sem salão de beleza;
O que seria de um homem sem carro;
O que seria de uma mulher sem sapatos;
O que seria de um homem sem cerveja;
O que seria de uma mulher sem amigas;
O que seria de um homem sem festa;
O que seria de uma mulher sem joias;
O que seria de um homem sem palavrões;
O que seria de uma mulher sem bolsa;
O que seria de de um homem sem mulheres;
O que seria de mim sem FUTEBOL!!!

JORGE - 2

Anónimo disse...

Não é a vontade de vencer que importa – todo mundo tem isso. O que importa é a vontade de se preparar para vencer.

Jorge - 2

Anónimo disse...

Estava a jogar futebol, tu gritaste o meu nome, dizendo que sou o teu homem enterrompi a partida de futebol e dei-te um beijo aos raio de sol.

Jorge - 2

Anónimo disse...

Quem torce para o PARAÍSO é mais do que um torcedor, é um admirador da história do futebol.

JORGE - 2

PAULO ALMEIDA disse...

Peço desculpa se houver erros pois não sou perfeito,parece que aqui esta tudo mais calmo,vamos mas é pensar em ganhar o proximo jogo pois acho que isso e que importa,assim para a semana não vão aparecer certos comentarios,VAMOS MOSTRAR QUE SOMOS FORTES,QUE É GANHAR ,FORÇA PARAISO

Pedro Mendes disse...

Potentes amanhã. Só a vitória interessa. Força Paraíso.
Paraíso Olé.

Anónimo disse...

Os nossos objetivos apenas podem ser alcançados através de um plano,no qual acreditamos sem reservas,e sobre o qual agimos de forma enérgica.Não existe outra forma para o socesso,para isso construam um plano que levarão até ao final sem terem em conta comentários que tem como objetivo cortar esse mesmo plano,e já agora deixo umas frases de meditação para poderem atingir os vossos objetivos:

No futebol como na vidanão não irá longe a menos k saiba aonde estão os postes de baliza!

Chutem com o pé k estiver mais À mão!

Chutem as tristesas;
fintem as dificuldades;
marquem 1000 golos de alegria...
alguém estará na bancada a torcer por vós!!! en contra-partida outros (esses anónimos) ruídos de enveja!
já agora fintai-os também dando o vosso melhor no próximo jogo.


Não mostrei a minha identidade apenas porque não sou jogador nem adepto, mas sim alguém k gosta de ler os vossos comentários e fico desagradada com tanto inssulto de quem não tem k faser.

Gomes 4 disse...

Anónimo... só uma palavra pra ti... OBRIGADO.

Pedro Guedes disse...

=) gostei =) obrigado

Carla e Rita Almeida disse...

O nosso pai é o maior!!!!!
Ó pai quando é que marcas um golo?
YES!!! YES!!!
Paraiso olé.......

Anónimo disse...

AH AH ..Aposto que não acaba com menos de 0-3

Anónimo disse...

hhhuuuuummmmm.....inda nao escreveram nada...aposto que perderam...

Paulo Almeida disse...

Ó seu invejoso, a essa hora "INDA" não sabias o resultado?
Se "AINDA" não sabes aqui vai: Paraíso 1 Pessegueiro 1

Para o anónimo do 0-3 k calculo ser o "INDA",mais uma vez estiveste mal,empatamos, mas merecia-mos a vitória.

Anónimo disse...

km smp, a merecida vitoria nunca acontece....decerteza k é caso de sorte ou de árbitro